Como dormir melhor na gravidez

Muitas mulheres sofrem sem saberem como dormir melhor na gravidez, e acabam sofrendo estresse excessivo pelas noites mal dormidas.

dormir-melhor-na-gravidez

Quando a mulher fica grávida uma série de mudanças começa a acontecer em seu corpo e, principalmente em seu metabolismo. Uma série de hormônios e nutrientes é produzida para a formação da placenta e com isso acontecem os enjôos e azia que prejudicam a alimentação.

Um dos principais sintomas da gravidez é o excesso de sono que também está relacionado a todas essas mudanças metabólicas. Algumas mulheres não conseguem parar em pé durante o dia e precisam dormir ou, pelo menos, descansar durante maiores períodos.

Conforme a barriga vai crescendo, vão diminuindo as posições confortáveis para dormir durante a noite, e muitas futuras mamães passam noites em claro porque não encontram uma posição favorável e acabam ficando mais sonolentas ainda durante o dia.

Com os últimos meses de gestação e a barriga bem grande, às vezes com o bebê já posicionado para nascer, fica quase impossível dormir uma noite inteira, ainda com o agravante do inchaço e dores nas costas. Como resolver isso ?

5 dicas efetivas para dormir melhor na gravidez

Se você está grávida, e precisa muito ter algumas horas seguidas de sono, leia as 7 dicas abaixo que ajudarão você a dormir melhor.

1 – Faça exercícios

Praticar exercícios leves, que serão sugeridos por um especialista, fará com que o organismo solte substâncias relaxantes, preparando-o para uma boa noite de sono. Da mesma maneira, evite fazer atividades muito agitadas no final de tarde e começo de noite, isso ajuda a estar mais relaxada para dormir.

2 – Conforto

Mantenha seu quarto sempre bem arejado, use roupas de cama limpas e suaves, use uma roupa para dormir confortável, que permita a movimentação livre durante o sono. Deixe o ambiente escuro e em completo silêncio.

3 – Alimentação

Não coma nenhum tipo de alimento logo antes de dormir, beber líquidos também poderá fazer com que se levante muitas vezes durante a noite para ir ao banheiro. Evite a ingestão de líquidos até duas horas antes de ir deitar. Se precisar comer alguma coisa, opte por uma fruta ou um yogurte.

4 – Posição

Depois do sexto mês fica quase impossível dormir com a barriga para cima, devido à falta de ar, a melhor posição é virada de lado (de preferência o esquerdo) que ajuda a manter livre a circulação do sangue entre o feto e a mamãe. Use uma almofada embaixo da barriga para alinhar as costas e outra, no meio dos joelhos, mantendo-os meio dobrados. Deixe o travesseiro em uma altura que sua cabeça fique bem encaixada.

5 – Insônia

Se realmente não conseguir dormir, não fique se debatendo na cama, tome um banho e faça alguma atividade que goste até sentir sono e tentar dormir novamente. Para ajudar a ter mais sono a noite, faça uma pequena sesta, de meia hora depois do almoço, procure relaxar bem o corpo durante o dia, para dormir melhor à noite.

Caso a falta de sono esteja prejudicando as atividades diárias, consulte seu obstetra, ou um especialista, para ver quais recomendações indicam para resolver o problema.

Post Author: Sofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *