Sintomas de gravidez mais comuns nos primeiros meses

Os primeiros sintomas de gravidez são primordiais para alertar a futura mamãe e fazer com que sejam tomadas as primeiras providências para a saúde dela e do bebê.

sintomas-de-gravidez-1

Detectar a gravidez logo nas primeiras semanas permite começar a fazer o tratamento pré-natal logo no começo, tomando as precauções necessárias para preparar o corpo e tomar as devidas medidas para controlar a produção de hormônios que formarão a placenta para nutrir o feto.

A forma mais comum de diagnóstico, é o teste comprado em farmácias, muitas mães preferem ter certeza antes de irem ao médico e receberem notícias de um alarme falso. Porém, como algumas mulheres percebem mais tarde os sintomas, pode ocorrer de só perceberem alguma mudança quando já estiverem na 5ª ou 6ª semanas de gravidez.

Procurar um posto de saúde e pedir um exame de sangue também é uma maneira de saber se está grávida com maior exatidão, basta observar se o nível do hormônio HCG está muito superior ao nível normal indicado como base.

Outro motivo importante de detectar a gravidez no início refere-se à mulheres que tenham doenças crônicas como diabetes ou hipertensão, existem medicamentos que devem ser tomados durante a gestação para não haver aumento dos níveis de glicose que possam provocar uma pré-eclâmpsia.

Com o avanço da medicina é possível hoje, salvar mães e bebês que fiquem em situação de risco por motivos de estados alterados de saúde da mulher. Existem medicamentos que podem ser tomados para regulagem da pressão e de outras possíveis anomalias.

Saber logo que está grávida também é muito importante para que hábitos nocivos à saúde sejam interrompidos, como consumo de bebidas alcoólicas, fumo e ingestão de drogas que são prejudiciais para a criança nos primeiros três meses de gravidez.

Os primeiros sintomas de gestação costumam surgir três semanas após o óvulo ter sido fecundado, mas existem mulheres que exibem os sinais até mesmo apenas uma semana após a concepção. Sendo assim, pode acontecer da mulher reconhecer os sintomas antes mesmo de ter o atraso do ciclo menstrual.

Conheça 12 sintomas de gravidez

Conheça agora 12 sinais de gravidez para você poder reconhecer se está grávida ou não.

1 – Sangramento vaginal leve

Depois que o óvulo é fecundado, o embrião passa pelas trompas de falópio e se fixa na parede uterina em um prazo de 6 a 12 dias. Essa fixação causa sangramento leve, o que confunde as mulheres achando que irão menstruar. Esse sangramento ocorre no mesmo período em que a menstruação teria que vir, assim as mulheres não sabem que estão grávidas acreditando ser um ciclo mais fraco.

2 – Dor no abdômen

Outro sintoma é um leve desconforto no abdômen, parecido com uma cólica. Isso acontece devido às alterações que o útero passa para receber o embrião. As contrações uterinas causam essa dor parecida com cólica e podem deixar uma sensação de peso na barriga.

3 – Atraso da menstruação

É esse sintoma que faz com que as mulheres desconfiem da gravidez. Porém, mulheres que têm ciclos irregulares podem não notar esse sinal, já que os ciclos podem ter distância de até dois meses de um para outro.

4 – Sensibilidade nos seios

Com uma semana de gestação a mulher pode começar a sentir um aumento no tamanho dos seios, e também muita sensibilidade. Sensação de inchaço e uma leve dor ao vestir ou tocar as mamas também é comum. Na gravidez o corpo se prepara para produzir leite para o bebê e é por isso que os seios sofrem essa alteração.

sintomas-de-gravidez-2

5 – Vômitos

A partir da 6ª semana estendendo-se até a 12ª a mulher começa a sentir náuseas e ter vômitos. Geralmente esses sinais desaparecem no segundo trimestre da gestação, e algumas mulheres sentem tanta náusea que não conseguem comer normalmente. Para casos mais graves devem ser tratados com o auxílio do médico.

6 – Prisão de ventre

Os níveis maiores de progesterona provocam leve relaxamento em alguns órgãos do corpo da futura mamãe. O intestino é um dos órgãos atingidos por esse hormônio e podem ficar com menor capacidade de contração, provocando prisão de ventre.

7 – Sono excessivo

As diversas alterações nos hormônios, durante a gravidez, podem ocasionar aumento do cansaço e necessidade de mais horas de sono. Esse sintoma costuma surgir no começo e no final da gestação.

8 – Vontade de urinar

A partir da 6ª semana é comum a mulher sentir vontade de urinar com mais assiduidade, inclusive durante a madrugada cortando as horas de sono. Esse sintoma permanece durante os 9 meses de gestação.

9 – Comidas diferentes

Os famosos “desejos de grávida” que fazem com que as mulheres comecem a comer alimentos que nunca comeram, ou que parem de gostar de coisas que sempre apreciaram.

sintomas-de-gravidez-3

10 – Tonturas

Os principais motivos para ocorrerem tonturas nas gestantes são a diminuição da pressão arterial, queda nos níveis de glicose do sangue, anemia e alimentação insuficiente por causa dos enjôos.

11 – Dores de cabeça

A mudança nos hormônios pode causar aumento do fluxo de sangue no cérebro o que ocasionará em dores de cabeça. Algumas mulheres podem ter esse sintoma logo no começo da gestação.

12 – Corrimento

O corrimento que ocorre normalmente pode se tornar mais espesso, e ser leitoso ou transparente e não possui cheiro. É um sintoma normal da gestação e só deve ser informado ao médico se mudar de aparência e apresentar odor forte.

Esses são os sintomas de gravidez mais comuns e que acontecem com todas as mulheres no início da gestação, podendo variar de uma para outra, qualquer alteração que intensifique esses quadros deve ser informada ao médico sem demora.

Post Author: Sofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *